Onde há (está) o turismo?

Questão nada complexa de responder se levadas em consideração as potencialidades em geral de uma sociedade que se considere com seus diferentes atrativos, que se harmonize de forma a compor uma produto turístico, agregando valor a sua história, seus hábitos, suas crenças, suas tradições ...fazendo uso de sua identidade sócio cultural.


De maneira mais concreta é lançar um olhar curioso e empreendedor para cada localidade em especial e o que cada uma tem para exibir. Seja o litoral privilegiado, os eventos de porte invejável, os contornos de relevo (serra, campo, montanha, planície...)o, o clima (calor, frio, neve...), a situação geográfica e nas várias opções que surgem daí ( região de fronteira, litoral ...), no aparato arquitetônico e natural.


As possibilidades a partir desta área está principalmente nas diversas possibilidades a partir da crença no potencial turístico empreendedor. O desenvolvimento está nas mãos de quem venha a acreditar neste setor e considerar o fato deste ser a maior atividade econômica mundial, responsável por uma das maiores fatias da criação de riqueza e de emprego (além do efeito qualificação de vida e hábitos, e, agregação cultural), e, por fim aceitar que atividade turística se consolida como indutora de um desenvolvimento social e sustentável do ponto de vista econômico e ambiental.


É interessante que se pense o turismo como um fenômeno que supre necessidades inerentes ao ser humano, considerá-lo como instrumento eficiente em termos de favorecer a descoberta de origens mesclada de relação entre hábitos e história, de provocar a absorção do conhecimento e a superação do desconhecido; de saciar a sede do diferente e o desejo pela aventura; de acalmar a “angústia por mais”, a necessidade de ir e a ansiedade tão comum no cotidiano.


                        O turismo pode ser a ponte entre o individuo e a interação com seu mundo.


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